A diferença entre seguro auto e proteção veicular ainda confunde alguns motoristas. Geralmente, quando essa dúvida não é esclarecida, faz com que as pessoas contratem um serviço que não cobrem todas as suas necessidades.

Entretanto, o custo dos automóveis e a taxa de sinistros crescem de forma constante. Nesse cenário, adquirir um veículo sem planejar a forma de proteção é um erro que pode custar caro no futuro.

Portanto, para não ficar desprotegido nas situações mais difíceis e garantir que terá o serviço que deseja, confira abaixo qual a melhor opção para você e para o seu automóvel.

Diferença entre Seguro auto e Proteção veicular

O tipo de administração é a principal diferença entre seguro auto e proteção veicular. O seguro auto é um serviço administrado por seguradoras com fins lucrativos. Enquanto isso, a proteção é gerenciada pelas associações cooperativas, sem fins lucrativos.

Nesse último caso, um grupo de pessoas é responsabilizado por dividir os custos e despesas referentes aos veículos. Por isso, a proteção veicular costuma ser uma opção econômica, quando comparada com o seguro auto, porém pode ser um pouco arriscada.

A proteção veicular é mais simples, oferece poucas vantagens e faz com que o contratante fique dependente do pagamento de todas as partes. Sabe aquele expressão “o barato sai caro”, então, ela pode se aplicar a esse caso.

Mas, essas não são as únicas diferenças entre esses dois tipos de serviços. Confira abaixo quais são os demais aspectos que os diferenciam.

Adesão

Para aderir ao seguro auto, o veículo e o condutor são submetidos a uma inspeção realizada pela seguradora.  A partir disso, é definido o valor da apólice e o cliente pode assinar o contrato, transferindo a responsabilidade dos prejuízos à empresa especializada.

Na proteção veicular, o automóvel também é submetido a análises. Depois disso, o interessado pode fazer o pagamento da taxa e a assinatura do termo de adesão, tornando-se um associado. O valor cobrado mensalmente varia e depende do acúmulo de prejuízo.

Apólice

A apólice é outra diferença entre seguro auto e proteção veicular. Enquanto o seguro auto possui uma apólice, que assegura todos os direitos, deveres e responsabilidades do cliente e da seguradora, a proteção veicular oferece como garantia apenas o contrato assinado pelos associados.

Regulamentação

As empresas seguradoras são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Por esse motivo, elas devem obedecer às normas estabelecidas por esses órgãos, bem como à sua fiscalização.

Enquanto isso, a proteção veicular não está sujeita à uma regulamentação rígida. Como instituições cooperativas, suas operações são definidas legalmente pelo Código Civil Brasileiro e pela Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Cobertura

Em relação à cobertura, a diferença entre seguro auto e proteção veicular é mínima. Afinal, é comum que as duas protejam contra: furtos, roubos, incêndio, colisões e danos a terceiros.

No entanto, as coberturas adicionais oferecidas pelo seguro são um grande diferencial, a depender das necessidades de cada proprietário. Algumas delas são:

  • Assistência aos passageiros (24 horas);
  • Cobertura de furto simples;
  • Assistência à residência;
  • Carro reserva;
  • Diárias por perda de faturamento devido a indisponibilidade do veículo;
  • Kit gás.

Aproveite também e veja como funciona o seguro frota da Susso Seguros para sua empresa.

Carência

O prazo entre a ocorrência do sinistro e da indenização ao condutor do veículo também é muito importante.

Legalmente, as seguradoras são obrigadas  a manter reservas feitas de acordo com cálculos estatísticos. Nesse sentido, o ressarcimento é realizado de forma rápida e sem muitas complicações – basta que o acontecimento seja comprovado.

Já a  proteção veicular, depende da contribuição de cada associado. Isso faz com que, o proprietário do veículo não consiga retirar seu dinheiro com rapidez.

Diferença entre Seguro Auto e Proteção Veicular: qual modalidade é mais vantajosa?

Analisando todas as diferenças entre essas modalidades é possível ver que, embora seja mais caro, o seguro é a opção que oferece melhores garantias, devido ao nível de fiscalização, à existência de reservas e à amplitude de coberturas.

De fato, é possível dizer que a única vantagem oferecida pela proteção veicular é o seu baixo custo. E, apesar de oferecer as mesmas coberturas básicas, nessa modalidade as suas responsabilidades são maiores, o que pode trazer mais dores de cabeça.

Se seu veículo é para uso diário, então contratar um seguro auto é a melhor alternativa.

Após analisar bem a diferença entre seguro auto e proteção veicular, entre em contato com a equipe da Susso Seguros e confira os tipos de seguro que a empresa oferece.

Receba uma proposta agora!

Fale com a nossa equipe

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.