O consórcio de moto é uma das melhores opções para quem planeja adquirir esse tipo de bem. Porque, além de ter um baixo custo mensal, essa estratégia é isenta de juros e dispõe de uma variedade de valores de crédito e prazos de pagamento.
No entanto, apesar das vantagens que essa modalidade de crédito pode oferecer, várias pessoas hesitam na hora de contratá-la. Isso geralmente acontece quando não se tem todas as informações sobre como ela funciona e o que você pode fazer para evitar a demora no processo.
Nesse sentido, criamos esse artigo com dicas valiosas para que você seja contemplado de forma rápida. Pode continuar a leitura para descobrir quais são elas.
Como contratar um consórcio de moto?
A contratação do consórcio de moto é tão importante quanto o momento da contemplação. Afinal, você nunca receberá sua carta de crédito se fazer negócio com empresas que não são confiáveis.
Por isso, o primeiro passo para escolher sua administradora de consórcio é pesquisar quais são as empresas autorizadas pelo Banco Central. Depois disso, analise os planos disponíveis e fique atento à características como:
- Taxas;
- Formas de oferta;
- Apuração de lance;
- Condições do grupo;
- Critério de atualização das parcelas.
Por fim, se você realmente deseja ser contemplado rapidamente, certifique-se de ter uma quantia reservada para ofertar lances.
Como ser contemplado rapidamente?
A principal forma de ser contemplado é através do sorteio. Contudo, o consorciado também pode explorar outros recursos para não depender apenas da sorte e acelerar o processo, a exemplo do lance. Confira abaixo mais informações sobre ele:
Faça um lance
Mensalmente, na assembleia do consórcio de moto, os consorciados têm a chance de fazer um lance. Ele consiste em ofertar o pagamento de um valor maior do que o da parcela estipulada no contrato.
No entanto, antes de aproveitar esse recurso, é preciso conferir com a administradora se há um “lance fixo” ou se a oferta é livre. Caso o lance do consorciado tenha um percentual maior sobre a carta de crédito, ele será considerado vencedor.
Como aumentar o valor do lance
Agora que você como ser contemplado rapidamente, é preciso descobrir quais as possibilidades disponíveis para aumentar o valor do lance. Afinal, às vezes não é viável usar os recursos pessoais. Por isso, confira a lista de opções:
Oferta de lance com FGTS
Os trabalhadores assalariados podem usar o FGTS ou PIS/PASEP para fazer um lance no consórcio de moto. Para isso, é necessário entrar em contato com a empresa administradora para saber os critérios para usar esse recurso.
Geralmente, a oferta pode ser feita independente da vigência e da permissão do saque . Isso faz com que a possibilidade obter a carta de crédito aumente de maneira significativa.
Oferta de lance com 13º
É comum fazer planos para gastar o 13ª salário com festas de final de ano, mensalidade de escolas e faculdades ou quitar financiamentos. Contudo, alguns consorciados não sabem que esse dinheiro também pode ser usado para ser contemplado rápido no consórcio.
Para conseguir usar esse recurso, é preciso seguir as regras da empresa administradora para fazer um lance com o 13º salário.
Lance embutido
O lance embutido é ideal para os consorciados que não dispõem de reservas financeiras. Essa estratégia permite que você utilize uma parte do crédito da carta para fazer o lance e ser contemplado mais rápido.
Essa alternativa também é perfeita para quem mudou de opinião e agora deseja uma moto mais barata do que a opção inicial ou para quem deseja conseguir um bom desconto.
Vale ressaltar que, em todos os casos, é possível utilizar recursos próprios para complementar o lance. No entanto, é necessário conferir as regras da administradora de consórcios antes.
Lembre-se também de que a simples antecipação de parcelas não é a mesma coisa que uma oferta de lances. Essas duas possibilidades possuem vantagens divergentes, sendo que a antecipação não garante o direito de utilizar o crédito.
Como fazer uma oferta de lance?
Geralmente, o lance para o consórcio de moto pode ser feito por meio de sites, central de atendimento telefônico, ou na concessionária em que a cota foi adquirida. Nesses casos, geralmente a oferta deve ser feita com pelo menos 2 dias de antecedência.
Por outro lado, também é possível fazer um lance presencialmente. Para tanto, basta comparecer à assembleia no dia e local divulgados previamente pela administradora.
O resultado deve sair no próximo dia útil. Caso surjam problemas com o consorciado contemplado ou não haja saldo suficiente no caixa do grupo, podem acontecer novas contemplações.
Fazer lances ao longo do processo do consórcio de moto é muito importante para quem deseja ser contemplado rapidamente, sem ter que depender da própria sorte. Para aproveitar essa oportunidade, faça aqui a cotação online da Susso Seguros do seu consórcio.