O consórcio tem se popularizado como uma opção para quem deseja realizar objetivos como comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem, etc. Mas será que o consórcio é para você? Como ele funciona de verdade? É isso que vamos te mostrar hoje!
Se você está estudando a possibilidade de contratar um consórcio, leia este artigo até o final!
O que é consórcio?
O Consórcio é um produto financeiro que une um grupo de pessoas com o mesmo objetivo de compra para criar uma poupança conjunta e contemplar alguns membros do grupo a cada mês.
Para exemplificar, pense em um grupo de pessoas que desejam comprar uma casa. Esse grupo se reúne e investe uma quantia todos os meses nesse fundo comunitário para conseguir uma carta de crédito referente ao valor contratado.
Todos os meses, participantes desses grupos podem ser sorteados para receber a carta antes do fim do pagamento ou podem dar um lance, ou seja, pagar um valor maior do que a mensalidade para poder ser contemplado.
Esse tipo de produto financeiro é uma ótima alternativa ao financiamento, que possui altas taxas de juros, enquanto o consórcio apenas cobra uma taxa de administração.
O que você precisa saber antes de contratar um consórcio
Se você deseja adquirir um bem através do consórcio, existem algumas coisas que você precisa saber:
Como o consórcio funciona
Existem alguns conceitos importantes para entendermos como o consórcio funciona. Em primeiro lugar, é preciso entender que o consórcio só existe se houver um grupo de pessoas dispostas a juntar seu dinheiro para um bem comum.
O grupo irá ser reunido pela administradora do consórcio e pagará as mensalidades definidas previamente pelo prazo estabelecido. A quantidade de pessoas no grupo determina as chances de ser contemplado a cada mês. Quanto menos pessoas, maiores as chances.
Conforme os meses passam, alguém é contemplado com a carta de crédito, mesmo antes da conclusão dos pagamentos. Essa pessoa deverá continuar pagando as mensalidades, mas já poderá usufruir do valor total da carta de crédito. Essa é uma das formas de ser contemplado.
Além dos sorteios, todos podem fazer lances. Os lances são antecipações das parcelas que funcionam como um leilão. Nesses casos, o maior lance recebe a carta antecipadamente.
Por conta do funcionamento do consórcio, o contratante precisa sempre saber a quantidade total de parcelas e o índice de contemplação para tomar uma decisão bem informada.
Consórcio x financiamento
É comum vermos pessoas comparando o consórcio com o financiamento, por isso, aqui estão alguns pontos que precisam ser considerados:
- não é preciso dar um valor de entrada no consórcio, no financiamento sim;
- o financiamento dá acesso imediato ao valor contratado, o consórcio leva mais tempo;
- o financiamento possui altas taxas de juros, o consórcio possui uma taxa de administração, mas sem juros;
- o financiamento costuma possibilitar prazos mais longos que os dos consórcios.
Para quem o consórcio é indicado
O consórcio é indicado para pessoas que desejam adquirir um bem mas não têm o valor integral para pagá-lo à vista e não precisam da liberação imediata do crédito.
Esse é um investimento indicado para quem tem um pouco mais de tempo para adquirir o bem e deseja se planejar e guardar dinheiro de uma forma segura com a possibilidade de dar um lance ou ser contemplado com a carta de crédito.
Como ser contemplado no consórcio?
Como falamos, é possível ser contemplado por sorteio ou por lance. Existem 3 tipos principais de lance: fixo, livre ou embutido.
O lance fixo acontece através da definição de um valor mínimo que deve ser ofertado. Esse valor não pode ser maior que a soma das parcelas ainda não pagas, já que ele é descontado das parcelas.
Os lances livres devem ser anunciados antes do sorteio, e o valor é definido pelo consorciado. Quem oferecer o maior valor é contemplado.
Por fim, no lance embutido o consorciado usa um percentual do valor da carta de crédito para dar o lance. Isso significa que o valor final da carta é reduzido, e quem é contemplado pode comprar um bem de valor inferior ao que foi definido anteriormente.
Como utilizar a carta de crédito?
Depois de contemplado, o consorciado recebe sua carta de crédito. A partir daí ele pode adquirir o bem segundo as delimitações do contrato ou receber o crédito em espécie após 180 dias da contemplação.
Posso cancelar minha carta de crédito?
É possível fazer o cancelamento do consórcio caso o contratante não tenha utilizado o valor do crédito. Do contrário, ele deverá continuar pagando as parcelas. Em todo caso, o cancelamento não significa o reembolso imediato das parcelas já pagas, isso pode demorar. O reembolso é feito através de sorteios ou após o encerramento do grupo.
Conheça as soluções de consórcio da Susso!
Se você deseja saber mais sobre o consórcio, entre em contato com a equipe da Susso Seguros! Te ajudamos a escolher o melhor produto para a sua situação. Saiba mais clicando aqui!