Como lidamos com nossas finanças tem um grande impacto em nossa vida. Infelizmente, alguns dados do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), mostram que a saúde financeira dos brasileiros piorou nos últimos dois anos.
Segundo o I-SFB, o índice caiu 1,2 pontos de 2020 para 2022, estando agora em 56,0 em uma escala de 0 a 100, ou seja, um pouco acima da metade da régua.
Podemos encontrar entre as principais razões dessa queda a pandemia da COVID-19, as mudanças nos padrões de consumo e a recessão econômica que tem crescido em todo o mundo.
Além dos efeitos da pandemia, o Brasil ainda está avançando na educação financeira e na administração de recursos, pontos importantíssimos para uma relação saudável com o dinheiro. Segundo a pesquisa, 34,2% do público entrevistado afirmou uma redução no orçamento e que gasta mais do que ganha.
Entre os dados da pesquisa, alguns que chamam a atenção:
- 31% afirmaram ter dinheiro sobrando no fim do mês com alguma regularidade (queda de 3,9% em relação a 2020);
- 48,6% afirmaram passar por algum tipo de dificuldade financeira (aumento de 1,8%);
- apenas 19,8% seriam capaz de arcar com uma compra inesperada de valor alto (queda de 2%)
- houve um aumento de 2% no uso de crédito
Infelizmente esses dados não são dos melhores, e mostram que a saúde financeira dos brasileiros está baixa. Porém, é importante pensarmos que isso não significa que as coisas irão permanecer assim no futuro.
Existem passos importantes que podem transformar a saúde financeira das famílias – alguns mais simples do que outros – mas todos muito necessários.
É claro que estamos falando de um país onde muitos se encontram na situação de pobreza e até extrema pobreza, que precisam de programas de seguridade social e apoio para poder mudar de vida. Mesmo assim, em outros casos existem oportunidades de mudança.
Ações como o planejamento financeiro, economia de gastos e, em alguns casos, o uso de crédito, podem ser de muita utilidade para melhorar muito a saúde financeira dos brasileiros. Além disso, cada vez mais é preciso pensar em uma aposentadoria além do INSS, como uma previdência privada ou um investimento de baixo risco.
Aqui na Susso, acreditamos nas ferramentas que podem melhorar a saúde financeira dos brasileiros. Trabalhamos com crédito, previdência privada, financiamentos, consórcios e seguros, tudo para você conquistar seu sonho e mudar de vida! Acesse nosso site para saber mais!